Orientação sobre tecnologias Google e qual o melhor caminho para aprender automação com o Google

Boa tarde a todos os amigos(as) do Grupo.

Primeiro gostaria de me apresentar e agradecer a todas as pessoas do Grupo.
Meu nome é Italo Martins. Sou profissional de Tecnologia da Informação há mais de 20 anos e completarei 60 anos em fevereiro do próximo ano.
Ao longo da minha trajetória, atuei por 12 anos no Hospital Regional Dantas Bião, em Alagoinhas/BA, onde fui responsável pela área de TI durante todo esse período. Após essa experiência, passei a prestar serviços diretamente para um cirurgião, apoiando suas demandas tecnológicas e operacionais.

Nos últimos tempos, venho pesquisando diferentes formas de atuação profissional no ambiente digital. Depois de estudar diversas possibilidades, compreendi que meu novo foco será a Inteligência Artificial aplicada à automação de processos, especialmente para pequenas e médias empresas da minha região.

Durante essa jornada, estudei diferentes ferramentas de IA, mas percebi que a automação representa um caminho prático, escalável e com grande potencial de impacto para negócios locais. Por isso, decidi me aprofundar no ecossistema Google, incluindo ferramentas como Google AI Studio, Gemini, NotebookLM, Looker Studio, Google Sheets, Google Agenda, entre outras soluções integradas.

Meu objetivo é criar serviços de automação que ajudem empresas a economizar tempo, organizar informações, melhorar o atendimento ao cliente e tomar decisões com mais clareza. Inicialmente, pretendo desenvolver soluções combinando ferramentas como Make, Google Sheets, Gemini e uma API de WhatsApp, ainda em fase de escolha.

Gostaria, portanto, de solicitar ao Google uma orientação sobre quais trilhas de estudo, certificações, documentações ou programas seriam mais indicados para alguém que deseja se aprofundar nessa linha de conhecimento e construir soluções práticas usando IA e automação com tecnologias Google.

Tenho grande interesse em aprender de forma estruturada e aplicar esse conhecimento em projetos reais, voltados principalmente para pequenas e médias empresas.

Desde já, agradeço com muito respeito pela atenção e por qualquer orientação que possam compartilhar.

Atenciosamente,
Italo Martins
Profissional de TI - Futuro Gestor de Automação
Alagoinhas/BA