Durante meus testes, identifiquei um comportamento que pode ser extremamente enganoso. O cenário é o seguinte:
-
Estado Inicial: A interface do AI Studio está configurada para usar o modelo Gemini 2.5 Flash.
-
Comando do Usuário: Eu envio uma mensagem de texto para o chat dizendo: “agora mude para o gemini 2.5 pro”.
-
Resposta do Modelo: O modelo responde de forma afirmativa, algo como: “Ótimo! Entendido. Estou agora rodando com o Gemini 2.5 Pro.”
-
A Realidade: No entanto, a interface no painel direito continua mostrando que o modelo ativo é o Gemini 2.5 Flash.
Por que isso é um problema grave?
-
Quebra de Confiança: O usuário é levado a acreditar que está interagindo com o modelo Pro, quando na verdade não está. Isso invalida qualquer teste de desempenho ou comparação que ele esteja tentando fazer.
-
Barreira para Iniciantes: Usuários leigos, inexperientes ou simplesmente desavisados não têm como saber que a resposta textual do modelo é uma “alucinação” e que a fonte da verdade é o painel lateral. Eles assumirão que o comando funcionou.
-
Experiência Frustrante: Isso leva a conclusões erradas sobre as capacidades dos modelos e a uma experiência de depuração confusa e frustrante.
Problema 2: A Interface de “Model Selection” é Confusa e Poluída
Ao tentar selecionar o modelo correto através do menu, a interface apresenta uma sobrecarga de informações que não são relevantes para o contexto de um chat de texto.
A tela de “Model selection” exibe:
-
Uma barra de busca.
-
Filtros como “All”, “Featured”, “Live”, “Images”, “Video”, “Audio”.
Por que isso é um problema de design?
-
Alta Carga Cognitiva: Para a tarefa simples de escolher entre o Pro e o Flash, o usuário é confrontado com sete opções de filtro e uma busca. Isso é ruído visual e funcional.
-
Falta de Contexto: Os filtros “Video” e “Audio” são completamente irrelevantes no contexto de um prompt de texto. Isso sugere que um componente de UI genérico foi usado sem adaptá-lo para a tarefa específica, o que prejudica a usabilidade.
-
Ineficiência: O processo de seleção se torna mais lento e propenso a cliques errados.
Sugestões Concretas para Melhoria
A boa notícia é que esses problemas podem ser resolvidos com algumas mudanças diretas na interface e no comportamento do modelo.
-
Solução para Sincronização:
- A Interface como Única Fonte da Verdade: O modelo de linguagem NUNCA deve confirmar uma mudança de estado que ele não pode executar. Em vez de concordar falsamente, o modelo deveria ser instruído a responder algo como: “Eu não posso alterar o modelo que estou usando. Para fazer isso, por favor, use o menu de seleção no painel à direita.”
-
Solução para a Interface de Seleção (Redesign):
-
Simplificar Radicalmente: Remover completamente a barra de busca e os botões de filtro (“All”, “Featured”, “Live”, etc.) da tela de seleção de modelo no contexto de chat.
-
Foco na Tarefa: Ao clicar para mudar o modelo, a interface deveria apresentar diretamente uma lista limpa e simples dos modelos de texto disponíveis na família Gemini (Pro, Flash, etc.).
-
Confirmação Visual Clara: Após a seleção, o nome do modelo ativo no painel lateral deve ser atualizado instantaneamente e de forma visível, servindo como uma confirmação clara da ação do usuário.
-
Acredito que essas mudanças tornariam o Google AI Studio uma ferramenta muito mais intuitiva, confiável e acessível para todos os níveis de usuários, fortalecendo a confiança na plataforma.